sábado, 16 de maio de 2009

Crônica Viagem de Navio

Tu uma vez comparaste a vida a um Transatlântico e te perguntaste a ti mesmo: “ Estarei fazendo uma viagem agradável?” Mas eu te asseguro o mais decente seria perguntar: “Estarei sendo um bom companheiro de viagem? Realmente os homens em geral eram maus companheiros de viagem. Apesar da imensidão e das incertezas do mar, apesar do perigo das tempestades, do raio e da fragilidade do navio, eles ainda se obstinavam em serem inimigos uns dos outros. O sensato seria que se unissem numa atitude de defesa e que trocassem gentilezas a fim de que a viagem fosse mais agradável para todos.
Érico Veríssimo em Olhai os Lírios do Campo, romance publicado em 1938 e que o próprio Érico depois confessou – Mudou sua vida, devido ao sucesso, já que várias edições da obra foram esgotadas das livrarias. Érico ainda publicou O Tempo e o Vento que também já li, Incidente em Antares e mais uma vasta obra que vai de narrativas de viagem; Israel em Abril e México, a Literatura Infantil; Rosa Maria no Castelo Encantado, Os Três Porquinhos Pobres, A Vida do Elefante Basílio, Viagem à Aurora do Mundo.
Apesar de não ter lido todos, eu os recomendo sem medo porque o que já li foi muito bom e me trouxe boas horas de cultura e incursões silenciosas por muitas terras em que nunca estive, sobretudo o Rio Grande Do Sul do capitão Rodrigo e Ana Terra de O Tempo e o Vento.
Mas chega de falar de Literatura e vamos à Crônica;
Voltemos a pensar no trecho de Olhai os Lírios do Campo:
A vida é um cruzeiro marítimo e o que importa não é estar fazendo uma viagem agradável e sim ser bom companheiro de viagem, é claro que se tivermos bons companheiros de viagem esta torna-se naturalmente agradável, tenho visto a minha viagem com olhos curiosos de turista ao sol do convés e a viagem tem sido muito agradável graças a vocês, claro, alguns são engraçados, outros sábios, outros carinhosos, mas cada um tem contribuído para que minha viagem seja maravilhosa, quando chegar a hora, que eu espero esteja muito distante, de atracar e descer do navio eu sei que terei tido a melhor viagem possível e devo isto a cada um de vocês.
E vocês estão fazendo boa viagem?
Espero que sim, e espero ter sido boa companheira na viagem de vocês.
A vida é uma viagem curta e cabe a cada um de nós aproveitá-la ao máximo, observando a paisagem no convés ou se divertindo dentro do navio, mas cabe mesmo a cada um de nós ser o melhor que pudermos ser como companheiros de viagem já que nenhum de nós viaja sozinho.

Mônica Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário