terça-feira, 30 de março de 2010

Amizades

Texto meu enviado por e-mail em 23 de Abril de 2008...

I’ll Be There For You…


I'll be there for you (like I've been there before)
I'll be there for you ('cause you're there for me too)

'Cause you're there for me too..

(Eu estarei lá por você/

Como estive lá antes

Eu estarei lá por você/

Porque você também já esteve lá por mim...)

Refrão da eterna música tema de Friends cantada pelo The Rembrands

Amigos são a família que a gente escolhe.

Ou amigos são a família que a vida escolhe para a gente ou ainda, amigos são a família que a gente não sabia que tinha e a vida trata de trazê-los para junto da gente.

Seja qual for a sua teoria, você provavelmente vai concordar que amigos são essenciais.

Amizade é um tema tão bom que um dos maiores sucessos da televisão mundial chamou-se Friends. O seriado durou dez anos e só acabou porque os atores quiseram tentar fazer outras coisas de suas carreiras... nós, o público assistiríamos felizes uma outra década de episódios daquelas seis pessoas que com todas as diferenças estavam juntas por uma única razão, afeto sincero. Amizade.

Não faz muitos dias, conversando com uma pessoa sobre amizade, ouvi a frase com que inicio este texto. Ela me falava que com certa expressão de felicidade que o amor platônico existe: está condensado numa amizade, dessas que esquece até aqueles princípios e preconceitos de criação e perdoa as maiores diferenças em nome da saudade, em nome do carinho, amizade que ela me contava sentir por um homem.

Homens e mulheres envoltos em fortes amizades. Há quem diga que esta forma de carinho não existe puro e despretensioso assim.

Amor, puro amor. Não é a amizade um das formas do amor? Esse gostar, esse querer bem, esse companheirismo, saudades, essa paz de ter com quem contar, com quem rir e com quem chorar, seja de qual for o sexo. Sair com eles ou com elas, tomar uma cerveja, ou duas, ou muitas se esta for a vontade.

Há um mito descrito em O Banquete de Platão (o mesmo do amor platônico) em que um ser de natureza andrógina e portanto, completa em si mesma teria sido dividida por Zeus e desta divisão surgiu a carência de (re)unir as duas partes novamente e preencher o vazio da incompletude de cada uma das metades. Esta seria a explicação mítica dos gregos para o amor.

Mas amizade tem outra natureza, a amizade não é uma ausência, uma parte a ser preenchida, a amizade é apenas uma soma, não de duas metades, mas de dois inteiros, dois seres completos. Amizade é fartura, por isso é paz, é bem estar.

O grupo de Friends tinha seis pessoas, o de Queridos amigos tinha onze, o principezinho e o piloto foram suficientes para se escrever um belo livro sobre amizade em O pequeno prícipe.

Na verdade o número de amigos que temos é o que menos importa. Saber reconhecê-los quando a vida os traz é que é importante. Com o tempo eles aparecem, entram nas nossas vidas, fazem uma marca aqui, ajudam a gente num momento ruim ali e de repente “amizades-família” se fazem.

Amo minha família, a família de sangue e esta que a vida me deu. Estas pessoas por quem rezo antes de dormir e com quem gostaria de somar para o resto da minha vida. Estes amores platônicos: Meus amigos.