quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O bem por Nós e para nós

“Encontrar
Perceber
Se olhar
Se entender
Se chegar
Se abraçar
E beijar
E amar
Sem medo
Insegurança
Medo do futuro
Sem medo
Solidão
Medo da mudança
Sem medo da vida
Sem medo medo
Das gentilezasDo coração.”
GENTILEZA – Gonzaguinha

O bem por Nós e para nós


O mundo está a cada dia mais civilizado, ou deveria estar, mas por que apesar de todos os avanços da humanidade em todas as ciências, em todas as doutrinas, em todas as culturas, ainda há gente que vive como se o mundo fosse uma selva, como se só houvesse a barbárie para se relacionar com as pessoas e com o meio? Que dificuldade há em relacionar-se com o outro com um mínimo de gentileza? Não falo de grandes gestos de bondade, falo de coisas pequenas, saber ser bom é saber ser vencedor. As pessoas que têm mais amigos são as mais felizes e as que têm mais amparo nos momentos de necessidade. E fazer amigos, mantê-los, não é uma tarefa assim tão difícil... Não é difícil ser gentil, lembrar de dividir alguma coisa gostosa com os amigos de vez em quando, seja uma cerveja, uma pizza, ou bolinhos de chuva. Não é difícil parar pra conversar, mas conversar de verdade, ouvindo o que o outro tem a dizer, o que gosta de fazer, seus interesses, seus sonhos e até suas dores.
E se não é difícil por que ainda há tanta gente solitária no mundo? Tanta gente que não sabe manter um relacionamento saudável, fazer amigos, cuidar deles, ser por eles cuidado...?
É muito pouco o necessário para se fazer o bem, mas ainda há gente neste mundo que escolhe não fazê-lo.
Às vezes não notamos, mas se fizermos bem até a nossa atividade profissional estaremos já ajudando o mundo a ser melhor, o que eu fizer direito ninguém terá que concertar.
E se, um dia acordássemos e disséssemos a nós mesmos: “Hoje só vou fazer o bem, seja lá o que for eu farei direito, para mim e pelos outros...” Eu sei, parece meio sobre-humano, parece tão altruísta que podemos pensar: “isto não é para mim tão humano, tão falho, tão cheio de defeitos”; mas pode sim ser para cada um de nós, para mim e para você, fazer o bem, ser gentil, trabalhar e se relacionar certo não é difícil. E cá entre nós, só pode melhorar as nossas vidas, não precisamos deixar que ninguém faça de nós tapetes e nos pise, mas precisamos tentar ser bons. A vida nos devolve aquilo que lhe damos, podem acreditar em mim. Nunca duvidem disto, as pessoas mais bem sucedidas que conheço tanto são ótimas profissionais como também são ótimas pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário